Contabilidade Consultiva, conheça nosso diferencial

Por Marcela, 02 de Outubro de 2019

Qual o papel do contador na sua empresa? Em boa parte dos casos, as respostas para essa pergunta não variam muito. Entre geração de guias ao processamento de folha de pagamentos, a percepção geral sobre a função, possibilidades e potencial do profissional de contabilidade é, em geral, limitada às atividades mais operacionais da carreira. Mas será que é só isso que esse profissional com profundo conhecimento tributário, econômico e financeiro e, principalmente, imerso nas contas da sua empresa, pode entregar? 

A Contabilidade Consultiva é uma forma mais estratégica de enxergar a Contabilidade, colocando o contador em uma posição muito mais estratégica do que operacional dentro da empresa. Ao invés de limitar sua entrega a guias e folhas, o foco do contador passa a ser a geração de valor real para o negócio do cliente. Na prática, isso quer dizer que o contador precisa se enxergar como um parceiro do cliente, responsável por auxiliar nas principais tomadas de decisão sobre investimentos, movimentações, contratações e tudo o que tiver impacto sobre as contas da organização. Como? Através de informações certeiras e tempestivas, possibilitando tomadas de decisão mais informadas e assertivas. Assim, o melhor momento para a compra de um equipamento novo, a análise do retorno de determinado investimento ou até mesmo a decisão de expandir ou não o negócio passam a ser decisões e processos muito mais informados, levando em consideração a perspectiva contábil e financeira do negócio. 

Através do tripé da Contabilidade Consultiva: equipe altamente qualificada, softwares de ponta e conhecimento profundo da realidade e contexto do cliente, o Contador-consultor torna-se uma figura chave para o sucesso de qualquer empresa. Mais do que isso: esses profissionais, quando verdadeiramente comprometidos com a geração de valor para seus clientes, são capazes de identificar empresas em situação de insolvência financeira, prever crises ou vales financeiros e até evitar a falência de empresas que, em muitos casos, sequer sabiam que operavam no vermelho (acredite!)! 

Todo empresário sabe que o segredo do sucesso passa por cercar-se de pessoas competentes e comprometidas com os mesmos resultados que você. É justamente acreditando nisso que nasce a Contabilidade Consultiva: o contador não só pode como deve estar empenhado em gerar cada vez mais valor através de seus conhecimentos e habilidades. E você, como vê o seu contador? Qual o valor que ele agrega às suas tomadas de decisão, ou ao negócio como um todo?